Cidades

Vacinação contra Covid-19 retomada em Niterói e São Gonçalo

Vacinação foi retomada nesta quinta-feira (11). Foto: Vítor Soares

Os municípios de Niterói e São Gonçalo retomaram, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra a Covid-19 em diferentes polos para as categorias privilegiadas neste primeiro momento da imunização. As cidades haviam sofrido com a alta procura pela vacina nos últimos dias e receberam uma nova dosagem na última terça-feira (9).

Em Niterói, o clima era de animação e organização, diferente dos últimos dias, nos quais idosos e acompanhantes reclamavam da aglomeração e da pouca informação. Os idosos acima de 88 anos compareceram na sede da Policlínica Regional Doutor Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e celebraram a vacinação.

“Agora sim, tudo bem organizado e feito de forma rápida e eficaz. Me sinto aliviada diante da vacinação e creio que seja um momento ímpar para todos que participam desse momento”, disse a aposentada Maria Lúcia, de 91 anos.

Em Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na última terça-feira, 5.670 doses da vacina CoronaVac, o que possibilitou a retomada da imunização. Neste momento, podem ser vacinados os idosos com idade superior aos 88 anos de idade. Para se vacinar, basta levar um documento de identidade.

No município, a vacina é disponibilizada nas policlínicas localizadas nos bairros Vital Brasil, Barreto, Itaipu, Piratininga, São Lourenço e Fonseca. O endereço das unidades está disponível no site da Prefeitura de Niterói. Além disso, a prefeitura disponibilizou o serviço drive-thru no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá.

A vacinação nas policlínicas é realizada das 8h às 17h e a imunização no serviço drive-thru funciona das 8h às 20h.

São Gonçalo

Já em São Gonçalo, o município recebeu 8,2 mil doses da vacina CoronaVac na última terça-feira (9) e retomou a imunização, que será realizada em cinco postos de vacinação espalhados pelo município, a partir desta quinta-feira (11).

Idosos com mais de 87 anos que apresentem documento de identidade e carteira de vacinação, e os profissionais de saúde com mais de 60 anos e que trabalham em hospitais, estão sendo contemplados neste primeiro momento. São eles: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

A prefeitura informou que todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de doses.

A vacinação contra a Covid-19 em São Gonçalo acontece nas seguintes unidades: polos sanitários Hélio Cruz, em Alcântara; Washington Luiz, no Zé Garoto; as clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, e a Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade.

As unidades estarão aplicando as vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto no ponto facultativo do dia 15 de fevereiro e na terça-feira de Carnaval (dia 16 de fevereiro).

< Sesc abre vagas em cursos online gratuitos de línguas no Rio Operação Lei Seca amplia ações durante Carnaval <